Veja em seguida um conjunto de sugestões relativas aos setores de mercado mais interessantes para investir em Portugal nos próximos anos.

Imobiliário

É necessário ter em atenção os riscos de “bolha”, mas o imobiliário continua a ser um investimento seguro, especialmente a muito longo prazo. A conjuntura atual é particularmente favorável, pois os estímulos macroeconómicos do Banco Central Europeu juntam-se aos esforços em sentido contrário (de contenção e cautela) do Banco de Portugal, contribuindo assim para um mercado em pleno dinamismo mas refreando as tendências especulativas. Os centros de Lisboa e Porto poderão estar a ficar saturados, mas há muitas outras oportunidades por todo o país – nomeadamente no Algarve, que continuará a ser recetor de investimento externo.

Turismo

O turismo é precisamente um dos setores onde continua a existir espaço para crescer. Portugal está na moda, é certo, mas ao mesmo tempo está a consolidar-se como uma referência internacional, principalmente em termos de segmento “premium”. A oferta turística de serviços alternativos e de qualidade, em colaboração com a hotelaria e restauração tradicionais, ajudará a cimentar a posição do país no mercado mundial.

Moldes e plásticos

Este é um setor muito específico, bastante técnico e de alto valor acrescentado. No momento atual assiste-se a uma tendência de concentração das clássicas PME do setor (tal como se desenvolveu a partir dos anos 60 e principalmente dos anos 80) em grandes grupos, frequentemente com capital de investimento internacional. Poderá ser difícil, aos investidores que não sejam especializados no setor, encontrar uma oportunidade. Ao mesmo tempo, o setor enfrenta um desafio novo, colocado pela emergência de uma nova consciência ambiental e pela possibilidade de mudança de estilos de vida. Em todo o caso, o setor dos moldes e plásticos tem sido um dos mais rentáveis e dinâmicos da indústria portuguesa, tendo aguentado com sucesso o “choque” da concorrência de países baseados na quantidade (como o México e a China), e espera-se que assim continue no futuro.