AICEP (sigla de “Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal”) é a entidade do governo português dedicada expressamente ao apoio às empresas que pretendem exportar, internacionalizar-se ou por alguma forma investir na expansão internacional dos seus negócios.

Rede

Uma das grandes mais-valias da AICEP é a sua rede de gestores de cliente, espalhada por cerca de 40 países. Para uma empresa, associação ou confederação empresarial que queira, por exemplo, começar a fazer exportações para um determinado mercado internacional, o primeiro passo deverá ser contactar a AICEP e mobilizar a sua rede nesse país. O responsável ou a equipa ajudarão o empresário ou representante de empresário a ultrapassar rapidamente os primeiros passos:

  • identificação de oportunidades;
  • estabelecimento de contactos com possíveis parceiros locais;
  • legislação local: traços gerais e detalhes importantes a ter em conta.

Acima de tudo, o responsável local ajudará o potencial investidor a fazer um ponto de situação sobre a relação de Portugal com o país em questão. Será que já existiram outros exportadores ou investidores a fazer o mesmo caminho, no mesmo setor de atividade ou em outros? Talvez concorrentes ou parceiros estejam, neste momento, a fazer o mesmo caminho exploratório, e a AICEP poderá ajudar a concertar esforços de modo a que se consigam economias de escala, em benefício do todo nacional.

Promoção da imagem

Ao mesmo tempo, a AICEP tem a função de promover a imagem de Portugal no exterior enquanto destino atrativo para o investimento. Se bem que a imagem externa de um país está muito dependente de outros fatores, por vezes em nada relacionados com a economia ou a política (a popularidade de Cristiano Ronaldo, por exemplo, fez com que Portugal passasse a ser mais conhecido nos Estados Unidos da América), aquilo que investidores ou empresários esperam encontrar envolve informação técnica (legislação, inovação, como encontrar oportunidades, talento, etc.), que cabe à AICEP disseminar juntos dos interessados.